Nos dias 06, 07 e 08 de julho foi realizado o 57º Seminário do Gel. Participei do evento apresentando uma comunicação oral intitulada "o uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escrita na escola". A comunicação é resultado das análises realizadas durante meu curso de Mestrado em Linguística Aplicada na Unicamp. A pesquisa testou o blog como uma extensão das aulas de redação em turmas da rede particular de ensino do Ensino Médio. Minhas conclusões de pesquisa apontam a possibilidade do blog ser uma ferramenta para o ensino e um espaço para a aprendizagem. A partir das observações dos resultados, avaliei que as mudanças propostas – que previam avaliação do professor, mas davam mais autonomia aos alunos - deram resultados positivos na prática. A análise dos dados indica, para professores de língua portuguesa, que vale a pena inovar em nossas práticas de ensino.

A participação no evento foi muito válida. Considero que momentos como esse são oportunidades de divulgação de nosso trabalho e, mais do que isso, espaços que permitem a troca de experiências. Expor um trabalho significa dar espaço para a interação entre grupos e pessoas, momento em que surgem os comentários, as críticas e as sugestões que sempre contribuem para o nosso aprimoramento e amadurecimento intelectual. É um espaço que também fazemos amizades e reencontramos outras:

Célia (d0 meio), professora do curso de Graduação na Universidade Estadual do Mato Grosso, conheci no evento e espero que nossa amizade continue. Ana (direita), também professora e leciona no estado de Goías. A pesquisa em comum foi a responsável por nossa aproximação.
2 comentários:
Wow, amei seu blog, parabéns, menina!
Ah, aproveito para te desejar felizes férias.
Bjs
Ola Claudia
Estou lendo sua dissertaçao e me inspirando para as aulas de ESP.
Abraço
Célia
Postar um comentário