O que se tem percebido na escola, tendo em vista o número crescente de atividades letradas no meio virtual, é cada vez mais difícil excluir o ambiente digital do ambiente escolar. As vozes dos alunos trazem para sala de aula a divulgação de novos espaços que poderiam, com um pouco de criatividade e metodologia, ser utilizados em disciplinas escolares. Entretanto, isso nos leva a deixar a resistência de lado e buscar entender as possibilidades positivas dos novos meios de comunicação e fontes de informação. Um possível caminho seria entender o sentido social da tecnologia para a escola.
A Internet oferece atualmente um conjunto enorme de comunidades virtuais que agregam pessoas de cidades, regiões e mesmo de países diferentes, mas que têm interesses e preocupações em comum. Nesse sentido, saber – ou não saber – usar o computador e a Internet pode ser fundamental para as oportunidades de acesso que são oferecidas aos indivíduos na sociedade atual e esse conhecimento deve ser também entendido como parte da formação necessária para o exercício da cidadania.
O contexto de globalização em que vivemos, a necessidade por velocidade em busca por informações e conhecimentos que são aplicados no ensino escolar e a tecnologia evoluindo a todo instante tem me conduzido a rever a própria prática de ensino e entender melhor como poderia ser a apropriação produtiva da Internet para contextos de ensino e de aprendizagem. Isto porque acredito que a Internet pode ser utilizada como uma ferramenta educacional válida.
Em minha prática docente, nas conversas informais com os alunos, muitos trazem as novidades para nós professores. O que interpreto que essa geração “nativa” da internet está bem a frente de nós, professores, já que somos “turistas” no espaço virtual. Embora por vezes julgamos que alguns espaços (como o tão recriminado Orkut) não acrescentam em nada, considero que é momento de abaixarmos as armas e entender que o problema não são tais espaços e sim o uso que os internautas fazem dele.
Em nosso cotidiano podemos observar que temos a Internet como necessidade e não mais conforto. Isto porque a web oferece uma acessibilidade que vai desde produto à pessoas; assim conversamos mais, interagimos mais, comunicamos mais em canais de comunicação à distância.
O que temos de ferramentas pedagógicas e o que sabemos sobre elas exigem uma mudança de postura pedagógica, pois a Internet é um recurso legítimo e contemporâneo para o trabalho em sala de aula.
Educar é semear
Há 5 anos
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