A internet tem um papel importante hoje na sociedade. Disso nós sabemos, mas o que surpreende são as ocorrências que demonstram a entrega de cada segmento social a esse advento.
Como rede social a internet tem sido utilizada de forma rápida e prática, e de forma inteligente quanto à busca por informações, manutenção de contatos e disseminação de idéias. Barack Obama e sua equipe sabiam disso. A internet tem se apresentado como uma potente influência na reformulação de campanhas políticas objetivando atrair e envolver novos leitores, geração atual que possui um perfil acomodado a computadores, celulares, rapidez de informação.
Mas a apropriação da mídia por candidatos políticos não é recente. O uso da tecnologia já foi usado na campanha presidencial de John Kennedy e alterou todo o formato de campanhas eleitorais. Reconheço que não é justo afirmar que Obama ou Kennedy venceram as eleições em decorrência do advento tecnologia, mas também seria tolice não acreditar nos efeitos que a internet e a televisão promoveram na imagem destes candidatos. Como resultado, Obama arrecadou um recorde milionário por meio das pequenas doações de eleitores (comumente estas doações partem de lobistas, grandes empresários, doações de eleitores foi uma surpresa), dinheiro que favoreu otimização de sua campanha. O jornal Folha de São Paulo aponta que foram 1.7 milhão de doadores que proporcionar um total de 150 milhões de dólares para a campanha eleitoral de Obama. Devemos reconhecer também que o discurso do presidenciável sobre questões raciais também favoreceu a captação de alguns eleitores - discurso de 37min. que foi visto no YouTube 6 milhões de vezes.
A internet na frente de novo, e ponto para nós, leitores, que buscamos pela informação e o acesso a ela. A tecnologia está por toda a parte, e quem sabe disso a aproveita juntamente com todos os recursos disponibilizados, e o sucesso é quase uma garantia. A escola poderia aproveitar disso, entretanto não acredita nas ferramentas tecnológicas por puro preconceito, o que a faz perder muito com isso.
Educar é semear
Há 5 anos