quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O poder da Internet

A internet tem um papel importante hoje na sociedade. Disso nós sabemos, mas o que surpreende são as ocorrências que demonstram a entrega de cada segmento social a esse advento.

Como rede social a internet tem sido utilizada de forma rápida e prática, e de forma inteligente quanto à busca por informações, manutenção de contatos e disseminação de idéias. Barack Obama e sua equipe sabiam disso. A internet tem se apresentado como uma potente influência na reformulação de campanhas políticas objetivando atrair e envolver novos leitores, geração atual que possui um perfil acomodado a computadores, celulares, rapidez de informação.

Mas a apropriação da mídia por candidatos políticos não é recente. O uso da tecnologia já foi usado na campanha presidencial de John Kennedy e alterou todo o formato de campanhas eleitorais. Reconheço que não é justo afirmar que Obama ou Kennedy venceram as eleições em decorrência do advento tecnologia, mas também seria tolice não acreditar nos efeitos que a internet e a televisão promoveram na imagem destes candidatos. Como resultado, Obama arrecadou um recorde milionário por meio das pequenas doações de eleitores (comumente estas doações partem de lobistas, grandes empresários, doações de eleitores foi uma surpresa), dinheiro que favoreu otimização de sua campanha. O jornal Folha de São Paulo aponta que foram 1.7 milhão de doadores que proporcionar um total de 150 milhões de dólares para a campanha eleitoral de Obama. Devemos reconhecer também que o discurso do presidenciável sobre questões raciais também favoreceu a captação de alguns eleitores - discurso de 37min. que foi visto no YouTube 6 milhões de vezes.

A internet na frente de novo, e ponto para nós, leitores, que buscamos pela informação e o acesso a ela. A tecnologia está por toda a parte, e quem sabe disso a aproveita juntamente com todos os recursos disponibilizados, e o sucesso é quase uma garantia. A escola poderia aproveitar disso, entretanto não acredita nas ferramentas tecnológicas por puro preconceito, o que a faz perder muito com isso.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Recebi recentemente por e-mail este texto. Achei sensacional!
Vale refletir um pouco sobre nossas vaidades acadêmicas...


QUANDO SE TEM DOUTORADO
O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, (Linneu, 1758) isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentadosob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e restasretilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera.(Linneu, 1758) No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse issacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.

QUANDO SE TEM MESTRADO
A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO
O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabordeleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.

QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.

QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTALAçúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.

QUANDO NÃO SE TEM ESTUDO Rapadura é doce, mas não é mole, não!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Entrevista para o jornal Todo Dia - America.SP

Entrevista ao Jornal Todo Dia da cidade de Americana - SP em 09.01.2009:
Adorei o título: "Quem não bloga, não sai da escola". É bem sugestivo.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Entrevista para a Agência Fapesp

Acesse este link para ler na íntegra entrevista concedida à agência Fapesp sobre minha dissertação de mestrado na Unicamp.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Entrevista para a rádio CBN Brasília

Clique aqui para ouvir a entrevista que concedi para a rádio CBN sobre minha pesquisa de mestrado: O uso de blogs para o desempenho da escrita na escola.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Defesa do Mestrado

Defendi minha dissertação de mestrado na Unicamp no dia 28/11/2008. O tema de meu estudo foi o uso de blogs para otimização das aulas de produção textual. A idéia partiu da minha crença de que a tecnologia pode contribuir (e muito) para o desempenho escolar do aluno e dinamização das aulas do professor. No início dos estudos era apenas uma crença. Acreditava que as aulas de língua portuguesa poderiam explorar melhor a tecnologia hoje disponível. Mas não sabia muito como fazer isso na prática. A pesquisa empírica ajudou a elucidar uma série de questões sobre o que se deve fazer ou não quando o professor utiliza da internet como ferramenta em sala de aula. Entre as principais considerações é que a atividade não pode estar centralizada no professor.
A notícia foi publicada no jornal da Unicamp. Acesse o link para ler:

De volta!!!

Estive ausente por um período. Defendi meu mestrado, em seguida me envolvi na sua divulgação. Curti um recesso cheio de comemorações... mas agora retorno ao meu espaço disposta a colocar aqui pensamentos que envolvam arte, cinema, literatura, pesquisa e, principalmente, educação. O blog é magnifico por esta dinâmica! É um espaço de expressão, exposição de pensamento, leitura e crítica.