quarta-feira, 30 de setembro de 2009

E-book: Informática e Educação


Para ler o e-book na integra acesse aqui.
A obra discute as relações entre informática, educação e cognição. O autor aponta novos caminhos para a educação, novas ferramentas de uso e novos espaços para o ensino e a aprendizagem escolar.

Sugestão de leitura

Recebi recentemente duas sugestões de leitura enviadas pelo ProfºLuis através da comunidade "Blogs Educativos" (blog do prof.:http://caminhanteaprendente.blogspot.com/). Concordo com o professor quando diz que são dois textos importantes para a leitura daqueles professores que trabalham com tecnologia em sala de aula e/ou se interessam pelo tema. Os textos produzem uma reflexão crítica e gera nos pesquisadores da área Linguagens e Tecnologias certas inquietações sobre o conhecimento na era virtual.
1. CONHECIMENTO REBELDE E ENQUADRADO
- Novas epistemologias virtuais à luz da história da wikipedia - Para ler o artigo clique aqui.
2. EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
- Sonhos e pesadelos - Par ler o artigo clique aqui
Boa leitura!!

domingo, 20 de setembro de 2009

Educação e tecnologia: parceria revolucionária?


Tecnologias começam a fazer parte do ambiente escolar e ultrapassam
limites de tempo e espaço.

Clique aqui para ler na íntegra a entrevista que concedi para Revista Com Ciência.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tecnologias educacionais

Informática na Educação
O computador auxiliando o processo de mudança na escola
José Valente


Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe à educação formar esse profissional. No entanto, a educação capaz de formar esse profissional não pode mais ser baseada na instrução que o professor transmite ao aluno mas, na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências.

Uma das tentativas de se repensar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador na escola. Entretanto, a utilização do computador na educação não significa, necessariamente, o repensar da educação. O computador usado como meio de passar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica vigente, informatizando o processo instrucional e, portanto, conformando e fossilizando a escola. Na verdade, tanto o ensino tradicional quanto sua informatização prepara um profissional obsoleto.

Por outro lado, o computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Usar o computador com essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, demanda rever a prática e a formação do professor para esse novo contexto, bem como mudanças no currículo e na própria estrutura da escola.

Leia o texto na íntegra de José Valente clicando aqui.